sexta-feira, 18 de maio de 2012
Encontro Com Teóricos
FRIEDRICH FROEBEL (1782-1852)
Nasceu em Oberweissbach, no Sudeste da Alemanha, em 1782.
APONTAMENTOS E DESTAQUES
Pedagogo. Seu pai era um pastor protestante. Seus princípios filosófico-teológicos apontam um Froebel (protestante) com um espírito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: sua união com Deus. Forebel foi o fundador do primeiro Jardim de Infância.
Princípios
* O educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;
* O educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
* O educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;
* O educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: primeira infância, infância e idade escolar, vão desde que o homem nasce até a adolescência.
Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a aprender o significado da família nas relações humanas.
Para ele o desenvolvimento genético ocorre segundo as seguintes etapas:
* A infância;
* A meninice;
* A puberdade;
* A mocidade;
* A maturidade.
CONTRIBUIÇÕES DO AUTOR PARA EDUCAÇÃO
Suas pricncipais concepções educacionais
* A educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
* O objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
* O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
* Na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
* Os currículos das escolas devem basear-se nas atividaes e interesses de cada fase da vida da criança.
A grande tarefa da educação consiste em ajudar o homem a conhecer a si próprio, a viver em paz com a natureza e em união com Deus. É o que ele chamou de educação integral.
Sua proposta pode ser caracterizada como um "currículo de atividades", no qual o caráter lúdico é o fator determinante da aprendizagem das crianças.
Froebel em sua principal obra A Educaçao do Homem (1826) que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade.
Para finalizar destacamos uma das melhores idéias que Froebel contribuiu para a Pedagoiga moderna foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. O homem é uma força auto-geradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário